expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Páginas

21 de jun. de 2013

Aproveitar para por em Ordem: Planejar os estudos!


Devo confessor que nos últimos dias, principalmente por que estou de férias, ando mais na linha. Bem, isto é simples, organização, palavrinha que me dá muito trabalho, mas quando alcançada dá muito orgulho. Estou de fato fissurada em objetos de organização, planilhas, horários, para ganhar mais rendimento em meus estudos. 
Acho o momento ideal para por tudo em ordem, são as férias, claro que você não vai deixar de curti-la, mas um bom planejamento serve para isso, otimizar tempo, e botar a casa, literalmente em ordem.

Sobre a organização dos ambientes:


  1. Destralhei a casa, bem meu quarto e o quarto que serve como home-office. Consistiu em tirar toda espécie de objetos, materiais, roupas, que não uso. Jogar fora o inútil. Observei que ficou mais fácil, por que a meses ando praticando o jogo dos 15 minutos.
  2. Organizar, eu acho melhor por categoriais e subcategorias, para mim este método funciona. Tipo Livros: Literatura, didáticos, Específicos do Curso.
  3. Criar mecanismos facilitadores, para uma organização ser eficiente, tudo deve ser bem bolado, um exemplo: se você gosta de escrever post-its para lembrar de algo,  obviamente suas canetas ou lápis estarão próximos, mas se eles ficarem distantes a probabilidade de desarrumação é grande.
  4. Jogue o jogo dos quinze minutos
Sobre a organização dos estudos:


 Esta já é uma parte mais difícil, bem vou resumir, ano passado minhas notas eram relativamente boas, exceto em matemática, percebi que faltava organização nos estudos. Este ano me comprometi a isto, nos primeiros dias de aula pedi ajuda ao pedagogo do colégio, que me ajudou bastante, e criou um horários de acordo com as minhas necessidades. Em termos de porcentagem acho que cumpri uns 60%. E como estamos na primeira unidade, eu espero que isto melhore. 
  1. Horários: são bons quando realmente funciona, e só funciona se você for sincero consigo mesmo. Não adianta colocar 8 horas de estudo, se não consegue estudar nem 2 horas. Coloque 4, depois aumente o ritmo.
  2. Sem distrações, tento me concentrar nos estudos, ou seja sem redes sociais, achei ontem o Chrome Nany, um bom aplicativo para bloquear distrações como facebook, uma curiosidade é que já estou usando, o meu é bloqueado das 9 horas da manhã às 20 da noite. 
  3.  Criei um calendário de tarefas por cores, para lembrar tudo que preciso fazer no dia (escola), exemplo: seminário de geografia, um post-it com o tema, e pela cor rosa (no meu caso), ou prova, um post-it indicando o tema, a matéria pela cor verde. 
  4. Aula Dada/ Aula Estudada, aprendi com Augusto Cure no livro Manual de Jovens Estressados (meu pai que me presenteou, não sei porquê), quando se estuda a matéria no dia você gasta duas a três vezes menos de energia cerebral que seria gasta se deixasse pra depois. Normalmente em meu colégio, eu tenho 3 aulas de 1 hora e 40 minutos cada por dia. E quando chego em casa são 1 hora e 30 minutos para cada uma delas. Nós alunos, ficamos no dilema que estudamos demais, mas apenas assistimos muitas aulas, como diz meu caro Profº Paulo Jubilut  neste video.
Para ser sincera, algumas técnicas como a do Chrome Nany, eu ainda estou testando, e logo logo posto se está dando certo (ou não), mas várias destas técnicas dão bons resultados, e é algo contruído, ou seja tente ir fazendo isto devagar, mudanças rápidas e bruscas de comportamento não dá resultados, e logo você volta para sua velha rotina. Uma coisa importante, é o ambiente esteja arrumado, e altamente convidativo para estudar.

P.S Organização será uma tag constante no blog, então fique sempre de olho!

Gabriela B. de S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário